Qualquer pessoa que esteja passando por uma situação de emergência dentro do campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) conta com um atendimento especial. O Serviço de Emergência Universitário (SEU) começou a funcionar em 2 de maio na instituição e, ontem, o Diário acompanhou o caso de número 123 da equipe. Abaixo, os principais casos de atendimento:
Para chamar o SEU:
Telefone – (55) 99197-4769
Horário de atendimento – Das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira
Abrangência – Atende chamados dentro do campus da UFSM
O time do SEU é composto por dois médicos, duas enfermeiras, duas técnicas em enfermagem e dois motoristas. Metade desse grupo atende das 7h às 13h, e a outra metade, das 13h às 19h, de segunda a sexta. O serviço conta com uma ambulância moderna e bem equipada, com direito a medicação, soro, material para imobilização e para entubar pacientes e desfibrilador. Quando os profissionais não estão em horário de atendimento (à noite, nos finais de semana e nos feriados), a comunidade universitária deve recorrer ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
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– Temos todo o material necessário para atender aos pacientes em casos de emergência. É claro que a gente torce para não acontecer nada grave com ninguém, mas, se acontecer, estamos preparados – afirma Lucas José Zanini, um dos médicos plantonistas da equipe.
Nesses pouco mais de dois meses de atuação, a equipe, diz a enfermeira Jéssica Fronza da Silva, já atendeu desde casos mais simples até os mais complexos. Apesar da simplicidade de alguns atendimentos, o serviço, como o nome diz, foi criado para atender emergências, e é preciso que a comunidade que circula pelo campus esteja ciente de quando deve acionar o SEU.
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– Muitas pessoas nos procuram com sintomas de resfriado ou com dor de cabeça simples, por exemplo. Nesses casos, a gente orienta as pessoas a procurarem o posto de saúde para que possamos estar disponíveis para chamadas de emergência e que demandem socorro imediato. Por isso, fazemos essa primeira avaliação, por telefone, para verificar se é o caso ou não de nos deslocarmos – acrescenta Zanini.
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Nas situações de menor gravidade, como a acompanhado ontem pela reportagem, o atendimento é todo feito na ambulância mesmo, a partir da primeira conversa com o paciente até a medicação, passando pela realização de exames. Caso haja, nesse período de atendimento, outra solicitação de socorro, a equipe avalia a gravidade de ambos os casos. Se for necessário deixar o paciente no decorrer de um atendimento, certifica-se que a pessoa estará em condições e acompanhada para que o grupo possa se deslocar para uma ocorrência mais emergencial.
O socorro acompanhado pela reportagem
Por volta das 9h de ontem, quando o telefone de contato do SEU tocou, do outro lado da linha, uma pessoa pedia ajuda para uma mulher que estava sentindo-se mal no prédio 16, do Centro de Educação. Zanini e Jéssica, acompanhados da técnica em enfermagem Rubia Ferreira de Menezes e do motorista Cláudio Toaldo Guterres, deslocaram-se da base, que está localizada no prédio da Comissão Permanente de Vestibular (Coperves), e foram até o local, com as luzes de emergência do veículo ligadas.
Queixando-se de náuseas e vômito, a paciente, que estava deitada em um sofá de uma das salas do prédio, foi atendida pela equipe de saúde, que a ajudou a se deslocar até a ambulância, onde foram realizados os procedimentos necessários. Cerca de uma hora depois, ela já havia sido avaliada, medicada e liberada.
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Quando os casos atendidos exigem mais recursos, o paciente pode ser levado para o Pronto-Atendimento (PA) do Bairro Patronato, para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) e para o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Entre os casos mais comuns atendidos pela equipe estão as crises de ansiedade, as indisposições do aparelho digestivo e crises de falta de ar. Mas também já houve situações de traumas físicos, que precisaram de socorro imediato.
Se você estiver no campus e tiver dor no peito, sofrer algum acidente, queimadura ou intoxicação (veja, no quadro, casos que são atendidos pelo serviço) ou estiver com alguém que precise de ajuda, durante o período de atendimento do SEU, a orientação é ligar para (55) 99197-4769 e solicitar o socorro.